Veja como fazer a sua CNH Digital Gratuita

Veja como fazer a sua CNH Digital Gratuita

Publicado por Eduardo em

Anúncios

Com o avanço da tecnologia e dos serviços digitais, o uso de papéis está se tornando cada vez mais obsoleto, sendo substituído gradativamente pelas ferramentas digitais, como é o caso da CNH Digital Gratuita.

Essa nova ferramenta foi criada pelo Governo Federal, com o intuito de facilitar o acesso ao documento, mesmo em momentos em que o condutor do veículo venha a esquecer a CNH física em casa.

Anúncios

Portanto, nesses casos, ele poderá usar a CNH Digital Gratuita sem qualquer prejuízo.

Cabe ressaltar que, nos próximos anos, o uso do papel será totalmente abolido e valerá apenas a CNH Digital.

Anúncios

Foi pensando justamente nessa substituição da CNH tradicional para a digital, que nossa equipe decidiu criar esse artigo, de modo a falar um pouco mais sobre essa evolução, trazendo a tona alguns dos seus principais pontos, como a forma de fazer o seu cadastro, o seu funcionamento e custos.

Portanto, se você quer saber mais sobre a CNH Digital, nós recomendamos que continue conosco na leitura deste artigo, para ficar por dentro de tudo que reunimos sobre essa ferramenta, de modo a tirar todas as suas dúvidas.

Veja também:
Veja tudo sobre o novo Leilão de Celulares iPhone da Receita Federal
CNH Digital – Veja como é fácil criar a sua sem ter que pagar nada!
CNH Gratuita – Veja como funciona e como ter a sua

Como funciona a Carteira Nacional de Habilitação?

É comum que alguns motoristas, especialmente aqueles que compram um carro pela primeira vez, mantenham a carteira de habilitação na carteira ou fora do carro.

Quando isso acontece, por exemplo, ao estacionar em um bloqueio de estrada, você pode estar sujeito a penalidades de trânsito.

Afinal, os motoristas estão contrariando aquilo que está disposto no  CTB (Regulamento de Trânsito Brasileiro). 

Essa carteira foi algo pensado justamente para resolver esse problema, de modo que os motoristas não podem mais invocar essa justificativa para tentar se eximir das penalidades impostas.

Tal ferramenta foi desenvolvida em parceria entre o Departamento Nacional de Trânsito e o Serviço de Processamento de Dados e funciona de forma simples, da mesma maneira que o documento em papel, com a diferença de poder ser acessada pelo celular, sem qualquer tipo de prejuízo legal.

Esta solução pode ser utilizada em aplicativos que armazenam todas as informações contidas em um documento impresso, como número de registro, foto, categoria, validade, etc.

A carteira digital é exatamente igual ao documento físico e tem o mesmo valor legal.

Esta alternativa foi projetada para acessar convenientemente o CNH a qualquer hora e em qualquer lugar por meio de dispositivos móveis.

Portanto, o motorista não precisa ter uma carteira de motorista impressa em tempo integral.

Vale destacar que o documento eletrônico é considerado uma alternativa inovadora, sustentável e técnica, uma vez que não precisa do uso de papel, bem com tem a mesma validade que o documento tradicional.

Como fazer a Carteira Nacional de Habilitação Digital?

É necessário ter em mente que, para fazer a Carteira Nacional de Habilitação Digital, o interessado deve estar em posse da sua carteira de habilitação tradicional, que contenha em seu verso um QR Code.

Se a sua carteira não tiver esse QR Code no verso, você precisará ir até uma agência do Detran mais próxima para que o processo seja concluído. Se tiver o QR Code, você mesmo pode fazer o procedimento, de forma simples e online, seguindo os seguintes passos:

  • Abra sua loja de aplicativos e faça o download do aplicativo CNH Digital, mais conhecido como Carteira Digital de Trânsito (CDT). (O próprio Detran será responsável pela reunião de todos os seus dados e documentações importantes no seu celular, com a mesma validade jurídica daqueles documentos que foram emitidos por ele, contando com toda a segurança proporcionada pelo órgão. Cabe ressaltar que esse aplicativo está disponível tanto para os telefones com sistema operacional iOS quanto Android);
  • Após finalizado o download, você deverá fazer um pequeno cadastro, onde serão informados alguns dados da sua carteira de habilitação, bem como o número de telefone e e-mail para confirmação dos dados;
  • Feito isso, você deve fazer a confirmação da mensagem enviada ao seu celular ou e-mail, de modo que ao final do procedimento, será feita uma coleta da biometria da sua face, para fins de confirmação do que foi inserido no processo;
  • Por fim, após devidamente confirmado, você poderá fazer o uso normal da Carteira Nacional de Habilitação Digital.

Quanto tempo para a CNH digital ficar pronta e quanto custa todo o processo?

Como já mencionamos, todo o processo de solicitação é bastante simples e rápido, podendo ser feito em até 20 minutos, de modo que a Carteira Nacional de Habilitação Digital é disponibilizada imediatamente para o uso do motorista.

Para aqueles motoristas que tiraram sua carteira de habilitação a partir do ano de 2017, o processo de migração para a carteira digital não tem nenhum tipo de custo.

Já os motoristas que tiraram sua carteira antes do ano de 2017, ou seja, possuem a versão mais antiga do documento de habilitação, será necessário que ele vá até um Detran ou Ciretran e faça a solicitação de uma segunda via do documento ou fazer a renovação da carteira impressa e posteriormente solicitar também a migração para a carteira digital.

Cabe ressaltar que não há necessidade de esperar pelo vencimento da carteira.

Vantagens da carteira digital

  • Solicitação gratuita;
  • Procedimento rápido;
  • Acesso pelo celular;
  • Liberação imediata;
  • Livre de multas por esquecimento do documento;
  • Caso venha a perder o celular ou ser roubado, basta solicitar o bloqueio do documento junto ao Departamento de trânsito mais próximo.

Considerações finais

Muitas pessoas acabam ficando com dúvida se esse procedimento fará com que o documento em papel deixe de valer, porém, saiba que não, a carteira tradicional de papel continua a valer, bem como não é obrigatório que o motorista faça a migração para a carteira digital, podendo usar a carteira física enquanto a lei não determinar exclusividade para a carteira digital.

Categorias: Utilidades

Comentários 0

Deixe uma resposta

Espaço reservado para avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Play

Ouvir Artigo

0 Minutos

pt_PTPortuguese