Faça sua CNH pela Internet e sem sair de casa

Publicado por Eduardo em

Anúncios

Faça sua CNH pela internet e sem precisar sair de sua residência, agora é possível obter a sua Carteira Nacional de Habilitação Digital, como uma opção ao documento em impresso, o intuito dessa ferramenta foi para facilitar a vida de muitos motoristas e condutores, como formatos que podem ser vistos normalmente, apenas usando o seu smartphone.

Play

Ouvir Artigo

0 Minutos

Neste post, preparamos uma guia especial relacionada à CNH Digital para você tirar as suas dúvidas e solicitar a sua. Confira!

Anúncios

Veja também:
Simulação de financiamento – Tire todas as suas dúvidas
Financiamentos de veículos online – Tire todas as suas dúvidas
Financiamento de Motos Online – Descubra como funciona

Como funciona a CNH Digital?

Trata-se de um documento virtual, apresentando todas as informações que contém em um documento impresso.

Anúncios

Mas, por ser digital você pode tê-lo na palma da sua mão, é só baixar o aplicativo em seu smartphone, disponível para todos os celulares e conta com o benefício de acessá-lo mesmo sem estar conectado à internet, seja nos dados móveis ou em uma rede Wi-Fi.

De maneira geral, é o mesmo documento que o impresso e contém o mesmo valor jurídico. 

Usando o aplicativo da CNH Digital, é possível verificar toda a documentação, frente e verso e pode fazer o compartilhamento dos arquivos via diferentes canais, como WhatsApp, email, entre outros.

Permitindo que o usuário pode utilizar o documento em diferentes ocasiões, por métodos distintos e com mesmos valores jurídicos que contém o documento em papel.

Como posso solicitar minha CNH Digital? 

O processo para solicitação de sua CNH Digital é bastante prático, antes de obter a sua CNH Digital, você deve ter o documento da CNH impresso e verificar o QR Code presente na parte internet da CNH impressa.

Após preparo dessas questões, você deve visitar o site do Portal de Serviços do Denatran e realizar o seu cadastro nele.

Seguindo o processo, é necessário criar um login e a senha de acesso e, em seguida, precisa que o usuário ative a conta de acesso ao portal, para isso, é só verificar e clicar no link enviado para o endereço de email cadastrado no portal. 

Se pedir o certificado digital, o usuário encaminhará um email para o Detran de sua região, devendo informar o número de celular, bem como o email cadastrado no site do Denatran e em anexo a cópia da documentação de sua CNH em papel. Em seguida, o Detran irá atualizar os seus dados para finalizar a sua inscrição.

Após todo o processo, é só fazer o download do aplicativo em seu celular, é só digitar na loja do seu smartphone “Carteira Digital de Trânsito”.

No processo, você deve inserir os dados requisitos pelo próprio App e gerar uma senha para acessar o aplicativo, é a senha contém apenas 4 dígitos em formatos de número. 

Para finalizar, basta adicionar a CNH Digital no seu aplicativo e pronto! Caso tenha mais dúvidas em relação ao processo de aquisição de sua CNH Digital, você pode fazer uma consulta na página do Denatran, basta digitar no seu navegador que irá aparecer para você a primeira alternativa, o Portal Serviços Denatran. 

Minha CNH não possui QR Code, o que fazer?

Caso a sua CNH não tenha o QR Code na parte interna do documento, é possível encontrar duas alternativas, como renovar a sua CNH para obter o novo documento impresso.

Outra alternativa, é fazer a solicitação de segunda via do documento, custando R$ 42,42, devendo solicitar no Detran de sua região ou município.

Após adquirir a segunda via ou a nova versão em papel de sua CNH é que pode continuar com o procedimento citado anteriormente, conferir o QR Code da CNH e preencher o formulário de adesão.

Além da CNH e QR Code, lembre-se de preparar o CPF, endereço de email e o telefone, todos esses dados são importantes para validação do formulário.

Quais as vantagens de uma CNH Digital?

A CNH Digital pode oferecer uma série de vantagens aos motoristas e condutores, em primeiro lugar, a CNH Digital tem a mesma validade e jurisdição que o documento impresso. 

Ela só pode ser emitidas para as novas versões que contém o QR Code, o código para ser usado durante o processo de solicitação do documento digital.

Sendo assim, as carteiras de habilitação que foram emitidas de 2017 para este ano contém o QR Code.

Lembrando que a CNH Digital não é obrigatória, é um só um meio de facilitar muitos condutores, e não necessita de Certificado Digital, mas ele é importante para a assinatura eletrônica, tornando possível realizar operação por uma conexão à internet. 

Com CNH Digital, é possível otimizar os métodos de seguranças com a sua documentação eletrônica, você conta com maior praticidade na hora de apresentar o documento e pode ser acessado normalmente, sem precisar ter conexão a um ponto de internet.

No aplicativo da CNH Digital, o usuário consegue ver todos os seus pontos da CNH e a data de vencimento para saber quando renovar a documentação.

Se houver roubo em seu celular, é só fazer o bloqueio da documentação direto do site do Detran se o usuário tiver um Certificado Digital, uma versão eletrônica do CPF do motorista.

Com o Certificado Digital é possível garantir a autenticidade e a segurança de toda a transação eletrônica realizada, bem como a privacidade de dados e mensagens, e todo o tipo de operação realizada usando uma conexão à internet. 

Lembrando que a CNH Digital é um documento que possui a mesma validação que o CNH impresso, então, o condutor do veículo pode usar tranquilamente o seu documento para apresentar a elegibilidade de sua pessoa. 

Para quem tem interesse em praticidade no seu dia a dia, resolver as suas transações em métodos simples, o recomendado é solicitar a sua CNH Digital, garante segurança e privacidade e, além de tudo, é uma ótima alternativa para quem deseja comodidade. 


Comentários 0

Deixe uma resposta

Espaço reservado para avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

pt_PTPortuguese