Evite fraudes em leilões; saiba como proceder
Anúncios
Foi registrado pelo Sindicato dos Leiloeiros, que, no estado de São Paulos, cerca de 400 sites de leilões são fraudulentos.
Com isso, é de extrema importância que os consumidores saibam distinguir um site de leilões falso de um verdadeiro, evitando diversos prejuízos.
Anúncios
Assim, hoje falaremos sobre como evitar esses golpes e fazer uma compra segura. Confira a seguir.
Leilões
Anúncios
Atualmente, com a internet, existe duas modalidades de leilões: online e presencial. A principal característica dos leilões que atraem os consumidores, é o preço baixo.
Quando a pandemia de Covid-19 iniciou no mundo, diversos consumidores migraram para as compras online, o que também fez com que diversos golpistas começassem a trabalhar mais nessa categoria de compras.
A conceituada leiloeira Sodré Santoro, já no início de 2020, registrou e notificou às autoridades, que sofreu seis tentativas de clonagem de seu site, ou seja, da URL.
Veja Também:
- Leilão do Detran de Pernambuco tem 236 carros e motos
- Quais os benefícios do RNPC?
- Compre seu carro antigo no leilão; saiba como
A Sodré Santoro disse que esses criminosos costumam fazer alterações nas URLs de sites de leiloeiras oficiais, a fim de se passarem por filiais, por exemplo.
Como evitar fraudes?
Pensando em te ajudar a evitar fraudes em leilões e comprar seu carro com segurança, separamos algumas dicas importantes:
- Verifique o endereço eletrônico: a URL do site pode ter sido alterada;
- Verifique se a URL tem a terminação de “.com.br”: as leiloeiras brasileiras oficiais, sempre possuem essa terminação na URL;
- Verifique o endereço físico: golpistas podem informar endereços falsos;
- Leia o edital: toda leiloeira que funciona legalmente, possui edital em seus leilões, se alguma não possuir, é possivelmente um golpe;
- Cheque se existe a possibilidade de visitar, pessoalmente, os lotes leiloados;
- Verifique se os veículos, no site, aparentam ser muito novos ou de concessionárias, se sim, desconfie;
- Entre em contato com a junta comercial de seu estado ou do estado de atuação da leiloeira escolhida, e verifique se ela possui um registro: apenas com esse registro, uma leiloeira pode operar de forma legal;
- Verifique o site da leiloeira, checando se existe erros de português, montagens estranhas e outras anormalidades;
- Antes de participar oficialmente no leilão, assista a alguns leilões online da leiloeira que você escolheu;
- Tenha atenção ao pagamento depois de arrematar um veículo: atente-se para o fato do nome no boleto ou conta para a qual você deve pagar, deve ser uma pessoa física, e nunca pague através de Pix.
0 Comments