Evite fraudes em leilões; saiba como proceder

Publicado por Carolina em

Anúncios

Foi registrado pelo Sindicato dos Leiloeiros, que, no estado de São Paulos, cerca de 400 sites de leilões são fraudulentos.

Play

Ouvir Artigo

0 Minutos

Com isso, é de extrema importância que os consumidores saibam distinguir um site de leilões falso de um verdadeiro, evitando diversos prejuízos.

Anúncios

Assim, hoje falaremos sobre como evitar esses golpes e fazer uma compra segura. Confira a seguir.

Leilões

Anúncios

Atualmente, com a internet, existe duas modalidades de leilões: online e presencial. A principal característica dos leilões que atraem os consumidores, é o preço baixo.

Quando a pandemia de Covid-19 iniciou no mundo, diversos consumidores migraram para as compras online, o que também fez com que diversos golpistas começassem a trabalhar mais nessa categoria de compras.

A conceituada leiloeira Sodré Santoro, já no início de 2020, registrou e notificou às autoridades, que sofreu seis tentativas de clonagem de seu site, ou seja, da URL.

Veja Também:

A Sodré Santoro disse que esses criminosos costumam fazer alterações nas URLs de sites de leiloeiras oficiais, a fim de se passarem por filiais, por exemplo.

Como evitar fraudes?

Pensando em te ajudar a evitar fraudes em leilões e comprar seu carro com segurança, separamos algumas dicas importantes:

  • Verifique o endereço eletrônico: a URL do site pode ter sido alterada;
  • Verifique se a URL tem a terminação de “.com.br”: as leiloeiras brasileiras oficiais, sempre possuem essa terminação na URL;
  • Verifique o endereço físico: golpistas podem informar endereços falsos;
  • Leia o edital: toda leiloeira que funciona legalmente, possui edital em seus leilões, se alguma não possuir, é possivelmente um golpe;
  • Cheque se existe a possibilidade de visitar, pessoalmente, os lotes leiloados;
  • Verifique se os veículos, no site, aparentam ser muito novos ou de concessionárias, se sim, desconfie;
  • Entre em contato com a junta comercial de seu estado ou do estado de atuação da leiloeira escolhida, e verifique se ela possui um registro: apenas com esse registro, uma leiloeira pode operar de forma legal;
  • Verifique o site da leiloeira, checando se existe erros de português, montagens estranhas e outras anormalidades;
  • Antes de participar oficialmente no leilão, assista a alguns leilões online da leiloeira que você escolheu;
  • Tenha atenção ao pagamento depois de arrematar um veículo: atente-se para o fato do nome no boleto ou conta para a qual você deve pagar, deve ser uma pessoa física, e nunca pague através de Pix.

Comentários 0

Deixe uma resposta

Espaço reservado para avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

pt_PTPortuguese