Como fazer a CNH digital gratuita?
Anúncios
A Carteira Nacional de Habilitação é paga, mas há um programa do Governo Federal ofertado por alguns estados brasileiros, chamado CNH Social, por meio dele pessoas de baixa renda podem adquirir a CNH gratuitamente.
Atualmente, há a CNH digital gratuita que facilita o dia a dia dos condutores que podem levá-la a qualquer lugar, pois sua validade equivale a da versão impressa, e antes só podia ser utilizada a versão impressa.
Anúncios
Além disso, para ter acesso a CNH digital gratuita é necessário ter a CNH impressa e que a mesma possua QR Code na parte interna do documento, tanto os condutores que pagaram pela Carteira Nacional de Habilitação, quanto os que obtiveram por meio do programa CNH social, podem ter acesso a CNH digital gratuita. Se você deseja conhecer o programa CNH social, não deixe de ler o artigo.
Anúncios
O que é CNH social?
A CNH social é um programa do Governo Federal, criado em 2011 com a finalidade de ajudar pessoas de baixa renda a adquirir a Carteira Nacional de Habilitação, e por meio dela, as pessoas têm mais oportunidades, visto que muitos empregos solicitam o documento para contratação.
Os trâmites da CNH Social são gerenciados pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de cada unidade federativa. Nesse sentido, o Detran na organização do programa desde as etapas de inscrição, seleção de candidatos, ajuda na matrícula, até a emissão da Carteira Nacional de Habilitação.
O programa CNH Social é um programa do Governo Federal, porém, nem todos os estados brasileiros participam, apenas: Espírito Santo; Bahia; São Paulo; Minas Gerais; Roraima; Amazonas; Maranhão; Ceará; Paraíba; Pernambuco; Rio Grande do Sul; Distrito Federal; Rio Grande do Norte e Goiás.
Por fim, as pessoas contempladas com o programa CNH Social, podem fazer a CNH digital gratuita.
Quem tem direito a fazer a carteira de motorista de graça?
Para participar do programa CNH social, é necessário se encaixar em alguns critérios, e o principal deles é comprovar a capacidade de arcar com os custos relacionados a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.
Desse modo, para participar do programa CNH Social, é necessário se encaixar nos critérios:
-
-
- Comprovar que recebe no máximo mensalmente dois salários mínimos;
- Ser um profissional da área de transporte que deseja realizar alguma regularização perante a justiça
- Estar desemprego há mais de 1 ano;
- Ser aluno da rede de ensino pública e ter um rendimento exemplar;
- Ser ex-presidiário;
- Não possui nenhum registro em sua carteira de trabalho;
- Ter necessidades especiais;
- Não possuir nenhum registro de infração no trânsito;
- Ser agricultor;
- Beneficiários do programa bolsa família.
-
O critério principal são é em relação à renda mensal, e os outros critérios citados acima também são importantes e determinantes para conseguir a CNH gratuita. Após, receber o documento impresso, o indivíduo poderá ter acesso a CNH digital gratuita.
-
Clique abaixo e Saiba Mais:
-
Inscrições para CNH gratuita 2021
As inscrições para a CNH gratuita 2021, ocorre no site do Detran, mas varia de acordo com o estado do participantes, pois cada estado tem autonomia total para definir a data de inscrição, número de vagas.
Desse modo, eventualmente o Detran abre períodos para quem se interessa, poder se inscrever para a CNH gratuita, sendo assim, é necessário acompanhar o site do Detran de seu estado.
Além disso, é necessário preencher um formulário para se inscrever no programa e inserir cópias dos documentos: CPF, RG, carteira de trabalho de todos os membros da família, certidão de nascimento das crianças ou membros que não tem o documento de identificação RG, histórico escolar, se for aluno e comprovante de moradia.
Por fim, o candidato deve estar atento aos prazos anunciados pelo Detran.
Como acompanhar a inscrição da CNH Social?
Para acompanhar a inscrição da CNH Social, é necessário que o candidato entre no Portal de Serviços do Detran, e insira seu CPF, para realizar a consulta da sua inscrição.
Estados que oferecem CNH social em 2021
Como mencionado acima, apesar do programa social ser do Governo Federal, nem todos os estados participam. Além disso, cada estado tem autonomia sobre o período de inscrição, quantidade de vagas e as inscrições ocorrem no site do Detran de cada estado.
-
-
- Amazonas;
- Bahia;
- Ceará;
- Espírito Santo:
- Maranhão;
- Rio Grande do Sul;
- Pernambuco;
- Rio Grande do Norte;
- Distrito Federal;
- São Paulo;
- Goiás:
- Paraíba;
- Roraima;
- Minas Gerais.
-
Inscrições DETRAN
As inscrições Detran ocorre, através do portal online Detran de cada estado, uma vez que todo o processo de definição de datas do programa, número de vagas são determinados por cada estado, conforme a disponibilidade de cada local.
Por exemplo, no Espírito Santo, os residentes do estado tem até o dia 22 de julho para se inscrever no programa.
A quantidade de vagas disponíveis somam 2.500 e no estado de Goiás, os candidatos já foram selecionados, e os 3.000 participantes classificados tem até a data 27/07/2021 para se matricularem no programa, por meio do site oficial do Detran do estado de Goiás.
As inscrições Detran, ocorrem por meio do preenchimento de uma formulário que pede ao usuário diversas informações pessoais, e os documentos em anexo: CPF; comprovante de moradia; RG; certidão de nascimento das crianças que compõe a família ou dos membros que não tem documento de identificação RG; carteira de trabalho de todos os participantes do núcleo familiar e histórico escolar, se o interessado for estudante.
Os candidatos devem estar atentos aos prazos estabelecidos e divulgados pelo Detran de seu estado, desde o período de inscrições até a publicação dos candidatos selecionados e prazo para realizar a matrícula.
Se isso não ocorrer o cumprimento dos prazos em qualquer etapa, o candidato perde a chance de participação no programa CNH social.
Por fim, os candidatos que conseguirem sua CNH social, poderão ter a CNH digital gratuita.
[elementor-template id=”486″]
0 Comments