Conheça os tipos de leilões de carros e saiba como fazer um bom negócio

Publicado por Carolina em

Anúncios

Comprar um carro no leilão pode ser muito mais vantajoso do que em uma concessionária, porém, existem alguns cuidados que você deve tomar para fazer um bom negócio.

Play

Ouvir Artigo

0 Minutos

Trouxemos tudo o que você deve saber antes de comprar um carro no leilão. Confira.

Comprar um carro no leilão

Anúncios

Na internet, com uma simples pesquisa, encontramos milhares de leiloeiras de carros disponíveis, mas, antes de entrarmos no leilão, devemos tomar alguns cuidados e saber algumas informações importantes.

Veja Também:

O mercado de leilões de carro cresceu cerca de 30% só no último ano, mesmo em meio a uma crise econômica, o que mostra que é um negócio muito procurado pelos preços acessíveis.

Anúncios

Agora, para realmente tirar o melhor proveito desse mercado, deve-se tomar algumas precauções e hoje, trouxemos as melhores dicas. Veja.

Dicas para comprar um carro em leilão com segurança

Veja abaixo, as dicas para encontrar um leiloeira segura:

1 – Verifique o endereço físico da leiloeira.

2 – Leia o edital: no edital são encontradas informações essenciais do leilão, além de ser obrigatório que ele exista, já que a leiloeira tem que a obrigação de acrescentar no edital os esclarecimentos de pontos omissos e contraditórios. Além disso, o edital traz todas as informações dos lotes leiloados e prazos de pagamentos.

3 – Verifique se a leiloeira possui registro na junta comercial do estado em que atua, provando assim sua legalidade.

Diferenças entre os leilões

Pouca gente sabe ou entende isso, mas existe diferenças entre leilões, mesmo que todos os citados vendam carros, por exemplo. Veja as diferenças:

Leilões de Bancos 

Os carros de leilões realizados por bancos são veículos recuperados de financiamentos, tendo como origem da aquisição do carro sempre um operação financeira. No geral, os carros são financiados por pessoas físicas que não terminaram de pagar as prestações, assim, a instituição recolhe o veículo e o leiloa.

Leilões de Seguradoras

Já os carros leiloados por seguradoras, são veículos sinistrado ou recuperados. Nesse caso de leilão, deve-se prestar bastante atenção no tipo de sinistro, podendo ter três:

Pequena monta – nesse caso, o carro sofreu alguns danos de natureza leve, assim, não foi afetado sua estrutura.

Média monta – nessa categoria de sinistro, o carro sofreu um dano médio, mais grave que o anterior. Nesse caso, as seguradores, em sua maioria, não faz apólice para o veículo. Deve-se também estar atento ao fato de que, alguns desses veículos, serem proibidos de circular.

Para isso, é necessário consertá-lo e que o Detran faça uma vistoria, obtendo, assim, um laudo com restrições gravadas no documento. Este documento terá validade de 30 dias.

Atente-se para o fato de que estes veículos irão despender algum gasto para o conserto e regularização, e pondere se vale a pena adquiri-lo.

Grande monta – esse veículo é o de perda total. Ele é vendido apenas como sucata, adquiridos, em sua maioria, por empresas especializadas e por ferro-velho.

Veículos roubado ou furtados – nos leilões de seguradoras, também existem os veículos de roubo e furto que não sofreram sinistros e puderam ser recuperados (e que a indenização já foi paga ao cliente).

Leilões de Empresas

Os leilões de empresas privadas trazem veículos de suas próprias frotas, tendo uma origem boa, e também encontram-se em um excelente estado de conservação.

Leilões Clássicos

Esses leilões possuem carros com valor histórico, em sua maioria, estando no leilão por opção do proprietário.

Leilões Judiciais

Nos leilões judiciais, são leiloados veículos apreendidos em processos investigativos e criminais, ou ainda por pendências nas justiças cível e trabalhista.


Comentários 0

Deixe uma resposta

Espaço reservado para avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

pt_PTPortuguese