Como conseguir a CNH de graça?

Publicado por Carolina em

Anúncios

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o documento necessário para habilitar um cidadão brasileiro a dirigir veículos motorizados com potência de até 50 cilindradas e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda a 50 km/h.

Play

Ouvir Artigo

0 Minutos

O Brasil possui a 8ª Carteira de Habilitação mais cara do mundo, segundo uma pesquisa pela britânica Zuto Car Finance, que levantou os dados em todos os 193 países do existentes no mundo.

Anúncios

Segundo o resultado da pesquisa, o custo para tirar CNH no Brasil fica em média na faixa de R$ 1.500 (mil e quinhentos reais).

Tendo isso em vista, muitos brasileiros não possuem condições para pagar pela sua CNH, o que faz com que muita gente circule de forma ilegal ou não tenha acesso a um meio de transporte particular, dependendo apenas dos transportes públicos.

Veja Também:

Anúncios

No Brasil, sempre foi muito esperado que fosse liberada a CNH gratuita e ela finalmente chegou, onde são abertas as inscrições para 8 mil carteiras de habilitação gratuitas.

Programa CNH Social

O programa CNH Social é uma iniciativa do Detran de alguns estados brasileiros. O projeto visa disponibilizar, para a população carente, a CNH de forma gratuita, e ainda inclui a opção de mudança de categoria para os que já são habilitados.

As categorias disponibilizadas serão de A ou B (carro e moto), ou a inclusão destas para condutores que já possuem habilitação, ou ainda a migração da categoria B para a D.

A taxas do Detran, incluindo exames teórico e prático, Licença de Aprendizagem de Direção Veicular e  Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), não serão cobradas no programa.

Também serão cobertas pelo Detran as taxas e valores dos exames médico e psicológico, toxicológico e junta médica, no caso de candidato com deficiência.

O projeto ainda cobre o curso teórico, as aulas práticas de direção e de legislação de trânsito e até três retestes.

Modalidades da CNH Social

O programa CNH Social será dividido em três categorias, são elas:

Modalidade estudantil: exclusiva para estudantes com idade entre 18 e 25 anos. Estes devem possuir inscrição ativa como titular ou dependente no CadÚnico (Cadastro Único), estar cursando ou ter cursa o ensino médio completo em escola pública ou ser bolsista integral em instituição privada.

No caso de empate de candidatos, a nota média do período colegial será utilizada para o desempate.

Modalidade rural: para essa modalidade, o candidato deve residir na zona rural, saber ler e escrever, e também deve possuir inscrição ativa como titular ou dependente no CadÚnico.

Modalidade urbana: parecida com a categoria anterior, o candidato precisa saber ler e escrever e possuir inscrição ativa como titular ou dependente no CadÚnico, porém deve residir em região urbana.

Além desses requisitos, os candidatos não podem ter praticado qualquer infração de trânsito grave ou gravíssima nos últimos 12 meses que antecedem o período de inscrições, e ainda que não sejam reincidentes em caso de infração média.

Para mais informações, acesse o site do Detran do seu estado.


Comentários 0

Deixe uma resposta

Espaço reservado para avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

pt_PTPortuguese