CNH Digital de Graça – Passo a Passo para ter a sua
Anúncios
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está disponível em formato digital, desde 2017.
O arquivo eletrônico tem o mesmo valor legal da versão impressa e pode ser baixado para um smartphone, além de outras funções, como fiscalização de infração e alerta de recall. Saiba como registrar sua CNH Digital de Graça.
Anúncios
O aplicativo foi lançado em conjunto pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e o app foi modernizado.
Não há necessidade de se dirigir ao Departamento de Trânsito (Detran) e/ou utilizar um certificado digital neste momento.
Anúncios
Os motoristas precisam apenas ter um CNH com código QR (emitido em maio de 2017) para usufruir dos benefícios da plataforma.
Para fazer a emissão do documento no celular ou tablet, o usuário deve baixar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)”, disponível sem cobranças nas plataformas Google Play e App Store, e utilizar a própria câmera do aparelho para registro biométrico.
O aplicativo pode reconhecer o rosto de um usuário com carteira de motorista digital e pedir uma “prova de vida” para garantir que ele é a pessoa reconhecida.
O teste envolve apenas a execução de algumas ações no rosto, como piscar os olhos esquerdo e direito um por vez.
Veja também:
CNH Gratuita – Veja como funciona e como ter a sua
Leilao de Celulares da Receita Federal – Tire todas as suas dúvidas
Descubra como funciona o Financiamentos de Veículos
CNH digital de Graça: o que é e como funciona?
É comum que alguns motoristas, especialmente aqueles que compram um carro pela primeira vez, mantenham a carteira de habilitação que não seja na carteira ou fora do carro.
Quando isso acontece, por exemplo, ao ser parado por uma ocasional blitz, você pode estar sujeito a penalidades de trânsito. Afinal, nesse caso, o motorista vai está violando o CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
Portanto, a solução mais simples e eficaz para esse problema é a CNH Digital que foi idealizada e lançada pelo Detran e Serpro.
A CNH Gigital, também conhecida como eCNH ou CNH eletrônica, é a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação e é gratuita.
Esta solução é disponibilizada para ser usada em um aplicativo que armazena todas as informações que constam no documento impresso, como número de registro, foto, categoria, validade, etc.
A CNH Digital de Graça funciona exatamente do mesmo jeito que o documento físico e tem o mesmo valor legal.
Esta alternativa foi projetada para conceder o acesso convenientemente a CNH a qualquer hora e em qualquer lugar por meio de dispositivos móveis.
Portanto, o motorista não precisa ter a sua carteira de motorista impressa em tempo integral.
Vale destacar que a CNH Digital é considerada uma alternativa inovadora, sustentável e tecnológica.
CNH Digital de Graça: sua vantagens
Além de possuir o mesmo valor legal e informações dos documentos impressos, a carteira de habilitação eletrônica possui muitos benefícios:
- Processo sem cobrança para os motoristas que atendem aos requisitos do modelo do documento mais recente;
- O processo por completo é muito rápido, são necessários menos de 20 minutos;
- Você pode gerar sua CNH Digital de Graça usando apenas seu smartphone;
- Mesmo sem uma conexão com a internet, você pode acessar facilmente a versão digital pelo seu celular;
- A liberação do documento acontece imediatamente;
- Você não correrá o risco de multas e perda de pontos CNH por deixar o seu documento impresso em casa;
- Em caso de roubo ou extravio, basta fazer a solicitação de bloqueio e, em seguida, recuperar sua carteira de habilitação digital via Internet, sem ter que esperar horas na fila do Detran.
CNH Digital de Graça: funções
Além de ofertar uma versão digital da Carteira Nacional de Habilitação, a CNH Digital de Graça também disponibiliza outras funções.
Por meio do aplicativo, é possível acessar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV Digital), recalls envolvendo automóveis e infrações relacionadas a automóveis/motocicletas e motoristas. Após se cadastrar na CNH Digital, o motorista só precisa escolher a opção que deseja consultar:
- Alerta de recall: a plataforma atualmente, também permite notificações de recall, que contêm informações detalhadas sobre defeitos e riscos do carro do consumidor que não podem ser reparados. Existem também orientações para o tratamento de falhas que podem causar acidentes e orientações para os canais de atendimento da empresa responsável;
- Alerta de vencimento: o lembrete de vencimento da sua carteira de habilitação é outro novo recurso do software. O aplicativo CNH Digital fará o envio de um lembrete de vencimento com trinta dias antes do vencimento. Portanto, o motorista não corre o risco de perder sua carteira de motorista.
- Consulta de infrações: as multas já podem ser consultadas por meio da plataforma;
CNH Digital de Graça: como fazer a sua?
Para ter a sua CNH Digital de Graça, basta seguir o passo a passo que iremos disponobilizar a seguir:
- Baixe o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”;
- Faça seu cadastro no app e no portal de serviços (redirecionamento automático);
- Faça a ativação de sua CNH digital clicando no link “Ativar” que foi enviado para o seu e-mail;
- Faça login no aplicativo;
- Clique na opção “Adicionar documento” (e selecione CNH Digital);
- Selecione o ícone “pelo celular” entre as opções;
- Use seu celular para ler o QR Code;
- Faça a “prova de vida”, uma espécie de movimento corporal lido pela câmera do seu celular;
- Confirme a verificação e insira o número do seu celular.
O aplicativo também solicitará que o usuário crie uma senha de quatro dígitos. Se trata de uma chave de acesso que deve ser inserida toda vez que você for usar o documento digital. Com as providências tomadas, a CNH Digital estará disponível no seu dispositivo móvel.
CNH Digital de Graça: demora quanto tempo para ficar pronta?
Este é um processo extremamente rápido, leva apenas 20 minutos para concluir o processo e a CNH Digital estará disponível imediatamente.
Os motoristas que possuem a versão mais recente de uma carteira de habilitação em papel (ou seja, uma carteira de habilitação emitida a partir de maio do ano de 2017) não precisam pagar nenhuma taxa.
Já para os motoristas com a versão antiga da CNH, ou seja, emitidas antes de maio de 2017, eles precisam solicitar uma 2ª do documento ou fazer a renovação do documento e, em seguida, solicitar a CNH Digital de Graça. Deve-se enfatizar não haver necessidade de esperar até que a sua CNH vença antes de renovar.
0 Comments