O que é leilão e como funciona?

Publicado por Carolina em

Anúncios

Muito se ouve falar em leilões, mas, para quem nunca realmente participou de um, pode ter dúvidas do que realmente é um leilão e de como funciona.

Play

Ouvir Artigo

0 Minutos

Se você também tem essas dúvidas, confira no artigo de hoje tudo sobre leilões. Veja.

O que é um leilão?

Anúncios

Vender itens em leilões é uma prática bastante antiga, tendo passado por muitas modificações e melhorias conforme os anos e criações de leis que asseguraram cada vez mais a segurança dos leilões.

Veja Também:

Basicamente, um leilão funciona como uma comrpa e venda de objetos por meio de lances de montantes de dinheiro. Os mais comuns, e também mais conhecidos, são os que quem der o maior lance, leva o item leiloado.

Anúncios

Os leilões podem trazer itens colecionáveis, imóveis, móveis, carros, motos, caminhonetes, e diversas outras coisas, possuindo, do caso de imóveis e veículos, principalmente, valores muito abaixo do preço de mercado.

Leilões são realizados como venda pública, sendo então abertos ao público em geral, possuindo várias modalidades de negociações.

É possível encontrar bens únicos, como um carro, e lotes que contém mais de um item, como móveis e objetos de escritório.

Como funciona um leilão?

No geral, os leilões funcionam assim: a leiloeira estipula um valor mínimo para o item a ser leiloados ou o conjunto de itens. Os interessados começam a dar lances a partir desse valor, e quem der o lance mais alto até um tempo determinado, leva o item.

Atualmente, também são encontradas duas modalidades de leilões, online e presencial. No modo online, o interessado se cadastra no site, informando os documentos necessários e fazendo sua habilitação, assim poderá participar dos lances.

No modo presencial, o interessado se dirige ao local do leilão, podendo ver os item pessoalmente, e assim, dando lances para tentar arrematar o item.

Se o lance da pessoa for o vencedor, ela então acertará o pagamento com a leiloeira dentro de um prazo estipulado previamente no edital do leilão. Os pagamentos dos leilões são feitos, geralmente, à vista.

Quais as vantagens de um leilão?

A maior vantagem de se arrematar um item em um leilão é, sem dúvida o preço, que costuma ser bem abaixo do mercado, nos casos de veículos e imóveis.

Outra grande vantagem é a variedade de itens encontrados em um só lugar, podendo, no caso de veículos, encontrar desde carros de luxo até carros populares. Ou ainda, pode ser encontrado obras de arte exclusivas, móveis antigos e outros achados.


Comentários 0

Deixe uma resposta

Espaço reservado para avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

pt_PTPortuguese