Aprenda tudo sobre leilão de carros -

Aprenda tudo sobre leilão de carros

Published by Carolina on

Anúncios

Se você tem interesse em adquirir um carro em leilão, mas não conhece muito bem como é de verdade, e está buscando entender mais antes de iniciar seus lances em algum lote, vem com a gente que te ajudamos.

Na matéria de hoje, explicaremos tudo sobre leilão de carros. Confira.

Anúncios

Leilão de carros

Os leilões de veículos são conhecidos, principalmente, por apresentarem preços muito abaixo da tabela FIPE, o que enche os olhos de qualquer um.

Mas é claro que não é só chegar em um leilão qualquer, escolher um veículo e dar lances. É reciso saber escolher uma boa leiloeira, verificar o veículo, entre outras coisas.

Anúncios

Anúncios

Por isso, recomendamos que verifique os itens abaixo para comprar com maior segurança:

  1. Verifique o endereço físico da leiloeira – leiloeiras falsas podem fornecer um endereço errado ou inexistente;
  2. Verifique o endereço eletrônico – alguns golpistas podem alterar URLs de leiloeiras famosas. Em caso de dúvida, entre em contato com a sede da leiloeira;
  3. Leia o edital – no edital estarão todas as informações pertinentes ao leilão, assim como aos lotes a serem leiloados. Todas as leiloeiras legal possuem edital, se alguma não possuir, desconfie;
  4. Pagamento – não realize pagamentos que não sejam a vista por boleto no site oficial. Para o modo presencial, o pagamento é feito no ato do arremate;
  5. Preço e estado dos veículos – se os veículos, no site, parecerem muito novos ou até mesmo de concessionárias, desconfie.

Veja Também:

De acordo com as palavras de Leandro Mauro Munhoz, proprietário da consultoria LM Leilões e advogado especializado em pregões, “O edital é a regra do jogo e tem de ser lido com atenção. Na dúvida, ligue para o leiloeiro, pois ele tem a obrigação de esclarecer pontos omissos ou contraditórios. Fique atento às responsabilidades do pagamento, informações de danos do carro e se ele está funcionando”.

Diferenças de leilões de carros

As diferenças entre leilões, está em algumas questões como: preço em relação aos procedimentos e aos processos após a aquisição.

Os veículos de leilão podem ter as seguintes origens:

Bancos – Esses veículos são recuperados de financiamentos não quitados.

Seguradores – Esses carros também são recuperados ou são sinistrados. Para atendtar-se melhor, esclarecemos que existe três graus de sinistralidades. Veja:

  • Pequena monta: nesse grau, o veículo teve danos leves, assim, seu monobloco e a estrutura não foram abalados;
  • Média monta: já nesse grau, o veículo sofreu um dano um pouco mais grave. Deve-ser atentar para esse grau, pois alguns veículos nessa categoria, não poderão circular em vias públicas, devendo, então, submeter o carro a uma vistoria, através do Detran, e, assim, obter o laudo, que terá validade de 30 dias, podendo ser renovado, e realizar os consertos necessários.
  • Grande monta: o veículo no grau grande monta, é o que possui perda total, sendo possível comprá-lo apenas como sucata.

Roubo ou furto – Alguns veículos vêm de roubos e furtos, passando por seguradoras, estes não tendo sofrido sinistros, e, sendo assim, recuperados por essas instituições;

Empresas – Algumas corporações, geralmente de médio e grande porte, possuem suas próprias frotas, as quais são periodicamente trocadas. Os veículos trocados vão a leilão;

Clássico – Essa é a modalidade dos veículos clássicos, geralmente carros dos anos 70 aos 90, que possuem algum valor histórico. Esses veículos, em sua maioria, vão a leilão por opção de seu proprietário.

Judiciais – A última categoria é a de leilão judicial, os quais trazem veículos que foram envolvidos em processos criminais e investigativos, ou então possuem algumas pendências nas justiças cível e trabalhista.


0 Comments

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Play

Ouvir Artigo

0 Minutos