Ver sua saúde através de uma selfie -

Ver sua saúde através de uma selfie

Publicado por Carolina em

Anúncios

Hoje, falaremos como ver sua saúde através de uma selfie utilizando um aplicativo no celular.

A empresa NuraLogix, desenvolveu o app Anura que é capaz de mostrar qual é o estado de saúde do usuário usando somente sua selfie.

Anúncios

Esse aplicativo pode fazer uma varredura na selfie, realizando um teste complexo com a utilização da inteligência artificial.

O usuário poderá saber como está sua pressão arterial e se possui risco de ter diabetes pela varredura de 30 segundos.

Anúncios

Veja as particularidades do aplicativo:

  • O Anura pode checar a condição de saúde do usuário por sua selfie;
  • Ele pode ser usado em vários dispositivos que contenham uma câmera selfie;
  • Sua inteligência artificial é treinada utilizando os dados extraídos de mais de 40 mil pessoas que apresentam diferentes condições médicas;
  • O relatório criado pelo app, apresenda os riscos que o usuário possui de ter condições crônicas;
  • O app não deve ser usado para o diagnóstico de doenças, visando alertar o usuário na busca por um médico;
  • O aplicativo Anura pode ser baixado de forma gratuita nos sistemas Android e iOS.

Esse app foi divulgado no MWC em 2023, quando a empresa declarou ao BRG que a tecnologia não pode ser usada para o diagnóstico de doenças, sendo voltada para a conscientização e orientação do usuário a procurar um médico.

O app Anura pode ser usado em vários dispositivos que contêm câmera selfie, contanto que o ambiente tenha luz suficiente.

O usuário, assim, deve deixar sua cabela posicionada em um círculo na tela e, dessa forma, será feita a varredura de 30 segundos.

Ele utiliza a tecnologia desenvolvida pela empresa, chamada Transdermal Optical Imaging (TOI) da NuraLogix, que é como uma nova forma de uma fotopletismografia remota (rPPG).

Em palavras mais simplificadas, o aplicativo é capaz de refletir a luz sobre algumas áreas-chave do rosto do usuário afim de coletar informações por seu fluxo sanguíneo.

Em seguida, os dados são enviados para a nuvem e a inteligência artificial faz a varredura e traz os resultados.

Esses dados não irão permanecer guardados nos servidores da NuraLogix, devendo ser excluídos assim que o relatório for gerado.

No app, entretanto, ainda estará o histórico de digitalizações.

A empresa afirma que a inteligência artificial do app recebeu o treinamento a partir dos dados de mais de 40 mil pacientes que paresentavam adiversas condições de saúde.

Essa tecnologia já foi mencionada em 10 publicações sobre pesquisas revisadas realizadas por pares, possuindo ainda mais três em andamento. A empresa conta também com 13 patentes nos EUA.

O app mostra ao usuário as suas avaliações sobre condições crônicas, como hipertensão, diabetes tipo 2, saúde mental e doenças cardiovasculares.

O Anura é capaz de mostrar se a HbA1c do usuário é maior que 5,7% e se a glicemia, estando em jejum, é maior que 5,5mmol/L.

Já as medições de pressão arterial apresentam a precisão correspondente ao desvio padrão de erro inferior a 8mmHg.

Como utilizar o aplicativo?

Ainda que seja interessante essa tecnologia, destacamos mais uma vez que ela não deve ser usada para diagnósicos, mas para testar a saúde do usuário.

A empresa NuraLogix está buscando conseguir as aprovações necessárias para que sua criação seja usada como um auxílio médico e implementada em outros produtos.

Ainda trabalha com outras empresas que estão buscando fornecer aos funcionários tal serviço.

O aplicativo Anura deve ser usado em combinação com outros aparelhos inteligentes que podem fazer o monitoramento da saúde do usuário.

E também para ajudar a convencer as pessoas a irem ao médico mais rapidamente do que fariam.


Comentários 0

Deixe uma resposta

Espaço reservado para avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Play

Ouvir Artigo

0 Minutos

pt_PTPortuguese