Inscrições abertas do Detran para CNH Gratuito
Anúncios
O Detran abriu as inscrições para o programa que permite aos cidadãos alcançarem sua primeira habilitação gratuitamente.
É o programa CNH Social, criado e administrado pelo Detran. No programa é possível ter a CNH gratuitamente, se preencher todos os requisitos.
Anúncios
São mais de 5 mil vagas este mês para o Programa de Habilitação Social.
O programa CNH Social disponibiliza a habilitação nas categorias A ou B, adição de categoria A ou B, alteração para as categorias C, D ou E, renovação e troca pela habilitação definitiva.
Anúncios
Veja Também:
Como será feita a distribuição das CNHs ?
Dentre as 5 mil vagas disponibilizadas no programa para este mês, 3 mil serão para a modalidade Estudante Habilitado, e 2 mil serão para os cidadãos que já são habilitados.
A divisão será a seguinte: 20% das vagas disponíveis serão reservadas para os beneficiários de programas sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), e outros 20% irão aos clientes beneficiários de programas sociais da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus).
Os restantes 60%, serão destinados aos beneficiários do Projeto Formação Profissional do Detran.
Quem pode tirar a CNH gratuita?
O cidadão interessado em fazer parte do Projeto Estudante Habilitado, deve cumprir as seguintes condições:
- Ter idade de 18 a 25 anos;
- Estar inscrito como titular ou dependente, no CadÚnico (Cadastro Único);
- Estar inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
- Estar cursando ou ter concluído os três anos do Ensino Médio em escola pública; ou
- Ser cadastrado como bolsista integral em instituições privadas;
Para os cidadãos que estão cadastrados no Projeto Cidadão Habilitado, os requisitos são:
- Ter mais de 18 anos;
- Ser titular ou dependente do responsável do CadÚnico (Cadastro Único);
- Saber ler e escrever;
- Ser de família de baixa renda.
Critérios de seleção do Código de Trânsito Brasileiro.
O Detran vai disponibilizar a lista do interessados, juntos à Sedes e à Sejus, com inscrição homologada para seleção e classificação.
Então, após a homologação de seleção, as devidas secretarias de cada estado (Sedes e Sejus), informarão os candidatos selecionados por: modalidade, tipo de serviço. critério enquadrado, motivação da não seleção e outros, se houver necessidade.
A lista final de classificação dos candidatos será divulgada exclusivamente por meio do Portal do Detran de cada estado participante, em data e hora definida pelo órgão responsável.
Após a divulgação da lista, o contemplado terá até 15 dias para realizar a matrícula online, seguindo os passos explicados no site do Detran.
Depois de estar matriculado, o contemplado ainda terá mais 15 dias para realizar a abertura do processo no Registro Nacional de Condutores. Se não cumprir os prazos, o benefício será perdido.
0 Comments